António Baptista Neves
Voluntário na Área Social

"O meu maior desejo é proporcionar aos idosos um final de vida com dignidade"
Este nosso associado é natural da freguesia de Boa Aldeia no concelho de Viseu, onde reside atualmente.
Reformado e com 68 anos de idade, iniciou a sua atividade profissional na EDP, mais concretamente no então Órgão de Apoio de Organização da Direção Operacional de Exploração da Produção e Transporte, em 1977. Como desenhador exerceu tarefas inerentes à normalização de impressos, codificação de materiais e elaboração de manuais de procedimentos, tendo passado por várias instalações da empresa, em Lisboa, até 1986. Nesse ano, por interesse pessoal e familiar e após integração na empresa da Federação de Municípios de Viseu, pediu e obteve a sua transferência para o Centro de Distribuição de Viseu onde, como técnico desenhador, passou a exercer funções recorrendo mais tarde ao AutoCad para execução do projeto de redes BT e MT.
Tendo como formação base o Curso Complementar de Eletrotecnia, realizou ao longo do tempo vários outros cursos de formação profissional, nomeadamente na área de redes de distribuição de BT , MT e AutoCad.
O António Neves é associado da arep desde janeiro de 1993 e iniciou a sua condição de voluntário em 2014 quando, perante o desafio de se criar o Núcleo de Viseu, não hesitou em partilhar desse projeto que, felizmente, acabaria por se concretizar e onde se mantém como coordenador. Funções que, segundo diz, exerceu com muito gosto, dado estarem em linha com muitas atividades de voluntariado, nomeadamente na área social, que tem exercido ao longo da vida. Lembra, aliás, que dedica hoje muito do seu tempo de reformado na gestão da Instituição de Solidariedade Social da sua aldeia que dispõe de valências de lar, centro de dia e apoio domiciliário que presta a mais de 60 idosos.
No âmbito da sua intervenção social orgulha-se também de ter sido Presidente da sua Junta de Freguesia durante quatro mandatos - 1998 a 2013 - destacando a proximidade com os cidadãos e a oportunidade de realizar obra numa comunidade rural - abastecimento de água ao domicílio, saneamento básico, etc - como as dimensões que mais o tocaram.
Diz acompanhar as atividades da arep através do informarep e dos contactos regulares que mantém com os colegas da Delegação de Coimbra. Considera-se viciado em leitura e "Quem ama, acredita" é a obra de momento. Gosta muito de viajar, tendo já visitado um vasto leque de países na Europa, mas confessa que o seu passatempo preferido nesta fase da vida é o acompanhamento que faz dos seus três netos, nas suas atividades desportivas.
Olha o mundo atual com muita preocupação. Não consegue aceitar que em pleno século vinte e um, com tantos progressos alcançados a vários níveis, se vislumbre o início de uma terceira guerra mundial: a ficção parece estar prestes a tornar-se realidade. O seu maior desejo: proporcionar aos idosos um final de vida com dignidade.
2ºT/2017