FAS - O que é?
A criação do Fundo de Apoio Social-FAS cumpre um desígnio prioritário da AREP: potenciar a resposta social aos associados mais fragilizados do ponto de vista financeiro. Nada que não pudesse ser feito no âmbito das actuais estruturas organizativas da AREP; mas pretendeu-se assim dar um sinal forte ao universo dos nossos associados, às nossas duas empresas - EDP e REN - e às entidades com quem mais de perto nos relacionamos, que essa é a nossa prioridade.
De acordo com o respectivo Regulamento, o Fundo tem autonomia administrativa e financeira, o que significa que lhe caberá decidir os apoios a conceder aos associados e gerir os recursos que lhe forem sendo atribuídos ou que seja capaz de mobilizar. Dito de outro modo, pressupõe-se que a AREP irá canalizando para o Fundo poupanças que possam resultar das restantes actividades correntes, ao mesmo tempo que o Fundo poderá (e deverá) desencadear iniciativas que visem precisamente o reforço desses recursos.
Essencial é deixar claro que todos esses recursos ficarão obrigatoriamente destinados às actividades de cariz estritamente social. O FAS/AREP é gerido por uma Comissão Executiva composta por 3 a 7 membros cuja designação é da competência exclusiva da Direção Central da AREP, em conformidade com o estabelecido no respectivo Regulamento. Os nossos associados terão notícia, regularmente, da situação desta "entidade" interna à AREP e da sua actividade.
A nobreza da Missão que lhe cabe permite-nos apelar ao espírito solidário dos associados para que reforcem com contribuições financeiras ou outros donativos, os meios de que o Fundo necessitará para o cumprimento dessa Missão.