Joaquim Serrasqueiro

Voluntário em Informática e Sistemas Informáticos

Joaquim Serrasqueiro

"Trabalhar em informática e sistemas Informáticos foi a concretização de um sonho"

O Joaquim, nasceu em Castelo Branco, em 1956, cidade onde cresceu e estudou até completar o 7º ano (antigo 3º ciclo) no ano de 1975.
Aproveitando a conclusão dos estudos que coincidiu com a introdução oficial do ensino obrigatório até ao 1º ciclo e a falta de professores suficientes para o enorme aumento de alunos nas escolas básicas, iniciou uma interessante experiência profissional no ensino que durou até 1977, altura em que saiu para cumprir o Serviço Militar na área das telecomunicações. Foi a experiência desta especialidade que despertou no nosso colega o "bichinho" da eletrónica e o levou ainda a aprofundar conhecimentos com um curso nessa área.
Em 1980 chega à EDP - presta provas no grande concurso nacional, tendo sido admitido em julho de 1980 para a DODT - Direção Operacional de Distribuição Tejo, em Lisboa, para área administrativa (Logística).
Numa oportunidade de movimentação interna, mudou para a Contabilidade, mais propriamente para o "Orçamento e Controlo Orçamental", onde teve a oportunidade de crescer profissionalmente, concretizando uma das suas grandes ambições: trabalhar em informática e sistemas informáticos, aplicados à área de Controlo Orçamental.
Neste contexto viveu fases muito exigentes, mas também muito gratificantes, como a evolução do Orçamento e Controlo Orçamental que passou a ser desenvolvido através de sistemas informáticos em constante evolução para acompanhar a dinâmica duma EDP que não parava de crescer e de se lançar em novos desafios e em novos horizontes. Da DODT passou para a EDP Distribuição e daqui para a EDP Valor, em 2003.
Trabalhar com os modernos Sistemas de Informação (BI/Business Intelligence), numa caminhada muito exigente e compensadora, permitiu-lhe integrar vários projetos e, assim, conhecer muitos colegas de Norte a Sul, nas várias empresas do Grupo EDP.
Passou à situação de pré-reforma em setembro de 2018.
Associado da arep desde 2017, aceitou com agrado o convite para colaborar como voluntário, colocando os seus conhecimentos informáticos ao serviço da nossa associação, ajudando assim a arep na sua missão solidária.
Diz-nos que sente necessidade de estar sempre ocupado. Desde a prática de desporto (hidroginástica e bicicleta), até à agricultura, numa quinta na zona de Aveiras, à saída de Lisboa. É ali - na agricultura - que encontra tranquilidade e a satisfação de aprender com a Natureza. Refere com entusiasmo, o encanto de acompanhar o ciclo vegetativo das plantas, a Arte de fazer enxertias, o rigor colocado na execução da poda das árvores, o estudo de uma rega bem programada.
Passeios e convívios com amigos e colegas completam os seus tempos livres. E, para fechar, diz-nos com convicção:
"nunca recuso uma oportunidade de aprender coisas novas e de enfrentar novos desafios.  Aprender! Aprender sempre!"
Scroll to Top
Scroll to Top