José Casimiro

Voluntário

José Casimiro

"Trabalhei de dia e estudei de noite"

José Casimiro Dos Santos Correia, nasceu em 25 de novembro de 1936, casado, pai de 2 filhos, natural de Vila Cova, freguesia de Caria, concelho de Moimenta da Beira, reside atualmente em Viseu.
Perdeu seu pai ainda com tenra idade, pelo que a família procurou melhores condições de trabalho na cidade de Viseu, onde passaram a residir e onde o nosso José Casimiro começou por trabalhar numa mercearia.
O José Casimiro não descurou a sua formação e, como diz com orgulho, para a sua formação académica trabalhou de dia e estudou de noite. Matriculou-se num curso noturno da Escola Industrial e Comercial de Viseu, de Formação de Eletricista, que terminou no ano de 1958.
Tempos duros, onde tantas vezes tomava a sua refeição à meia-noite. Na procura de melhores condições de vida, conseguiu um lugar de ajudante de projecionista no saudoso Avenida Teatro e no Teatro Viriato. Na mesma área de atividade passado algum tempo foi trabalhar para o Cine Rossio, mas já como projecionista.
Fez exame para 1º Projecionista no Sindicato Nacional dos Profissionais de Cinema em 1960, tendo a sua carteira profissional sido assinada pelo então presidente da direção o conhecido realizador de cinema António Lopes Ribeiro. Neste âmbito ainda foi convidado para dirigir o Cinema São Mateus e mais tarde também o Cinema Ícaro, como gerente.
Trabalhou nos Serviços Municipalizados de Viseu, primeiro como assalariado e onde depois fez carreira, tendo no decorrer do tempo subido até chegar a 1966 como desenhador de 1ª classe. Em 1973 foi promovido a chefe de secção de expediente técnico, topografia e desenho e em 1980 a técnico de 1ª classe, com a criação da Federação de Municípios.
Está inscrito na Direção-Geral de Energia, como técnico responsável pela exploração de instalações elétricas de tensão até 30 KV e potência até 250 KVA - inscrição aprovada por despacho de 26 de março de 1982.
Depois veio o Setor Elétrico e a EDP onde foi integrado em agosto de 1984, como chefe de departamento de Piquetes e Avarias, onde conheceu o colega e grande amigo José Lemos. Faz questão de deixar expressa uma palavra de agradecimento e amizade ao colega Jaime Assis Simões Dias, bem como à Brigada de Avarias e ao Piquete pelo apoio recebido. A palavra "não" nunca a ouviu da boca deles - diz referindo-se a estes colegas e amigos.
Os motivos da aproximação do José Casimiro à nossa arep, da qual é sócio desde outubro de 2011, passam pelo contacto que teve com o José Lemos e pela excelente impressão que lhe causaram os Estatutos da Associação. O seu interesse e entusiasmo pela ação solidária da arep, traduziram-se na mobilização de uma meia centena de novos associados, que contribuíram muito para a criação do Núcleo de Viseu, em novembro de 2014 - Núcleo de que o José Casimiro é o atual responsável.
Na situação de reforma o José Casimiro mantém-se ativo praticando 2 dias de ginástica por semana e 1 dia de hidroginástica nas piscinas municipais de Viseu.
No aspeto internacional, refere com preocupação a urgência de medidas firmes para o que se está a passar com o clima, onde os efeitos nefastos já se fazem sentir.
4ºT/2019
Scroll to Top
Scroll to Top