Álvaro Sousa
De novo em convosco gostaria de compartilhar o meu “vício” dos podcasts.
A acessibilidade aos podcasts através da internet nos smartphones tem-me permitido disciplinar os meus passeios sejam na praia ou na cidade.
Após a escolha do programa disponível num podcast, que por norma demoram 50 minutos, só paro a caminhada quando este acaba impondo-me assim o período mínimo de exercício físico.
O acesso aos podcasts pode ser através de um app generalista como o spotfy mas eu prefiro descarregar os app dos canais de rádio e nestes obtenho a lista de todos os podcasts de cada canal explorando-os em vez de aceder só aos que conheço.
Instalei no telefone os app da RTP, TSF, OBSERVADOR, e EXPRESSO onde posso encontrar os podcasts de todos os seus programas.
Na RTP explorei essencialmente a Antena 1 e é esta que me oferece os podcasts mais interessantes donde destaco.
– Radicais Livres Radicais Livres, neste recomendo que explorem a primeira série com Jaime Nogueira Pinto, declarado simpatizante do Estado Novo, e o falecido Ruben Carvalho, histórico do PCP. Têm disponíveis programas desde 2015 até 2019 e encontrarão temas tão diversos como os “livros malditos” até a “banda desenhada”.
– Se gostarem de história da música e dentro deste o folk americano, europeu, mas também africano procurem “Crónicas de Idade Mídia” Crónicas de idade média também de Ruben Carvalho e ficarão surpreendido com a sua cultura musical. Estão disponíveis programas de 2011 a 2019 e saliento a história do famoso “Yesterday” dos Beatles difundido a 13MAR13.
– Ainda sobre história da música o podcast “David Ferreira a Contar Consigo” A contar consigo é viciante! Para quem não saiba David Ferreira é filho do David Mourão Ferreira e familiar da família Valentim Carvalho a razão porque conhece bem os meandros do mundo musical das décadas 60 a 90 por ter trabalhado durante décadas naquela gravadora.
– No podcast “E Deus Criou o Mundo” E Deus criou o Mundo podendo em alguns programas não me terem sido muito entusiasmantes para mim no entanto outros foram fascinantes pelo contraditório das visões dos três residentes, um Judeu, um Católico e um Islâmico sobre temas como a teoria de Darwin. Explorem porque sairão mais ricos do conhecimento humano.
– O “Fala com Ela” Fala com ela de Inês Meneses permite-nos conhecer figuras relevantes da nossa sociedade através de entrevistas intimistas muito bem conduzidas. Saliento dois programas um com Ricardo Costa, diretor informação da SIC, em 29MAR21 e Manuel Sobrinho Simões, em 30NOV20.
– Da atualidade nacional sou assíduo da “Geometria Variável” Geomeria variávelprograma semanal de Maria Flor Pedroso com Nuno Severiano Teixeira e Carlos Coelho e da atualidade internacional atualizo-me semanalmente com a “Visão Global” Visão global de Mário Rui Cardoso.
Nas próximas crónicas vou sugerir-vos podcasts da TSF, OBSERVADOR e EXPRESSO.
Sobre teatro e com o falecimento há dias de Jorge Silva Melo vou assistir, como vos já recomendei, à sua encenação de “Morte de um caixeiro viajante” no Teatro D Maria II onde estará de 26 maio a 5 junho com um sentimento de agradecimento pelo que ele nos deixou. Recomendo-vos que recuperem o podcast do Observador “Convidado Extra” de 3SET21 com o titulo “Esta é geração de atores mais talentosa que vi” com o JSM onde ele apresenta a sua encenação desta peça.
No São Luiz em Lisboa o pianista Júlio Resende estará em concerto no dia 14 de Abril com o seu fado “Fado Jazz Ensemble” Júlio Resende e vou assistir curioso pela fusão do clássico com fado.
Para os amantes de Jazz o concerto de Jan Garbarek Jan Garbarek em Espinho no dia 6 de Abril será imperdível. Este saxofonista norueguês tem um reportório de jazz europeu com influência melódica escandinava mas sempre acompanhado de grandes percursionistas, como será desta vez o Indiano Trilok Gurtu.
Até á próxima