Decorreu no passado dia 7 de Setembro de 2024, um passeio à Aldeia de Escaroupim e Salvaterra de Magos. A aldeia do Escaroupim foi fundada por pescadores avieiros oriundos da Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande. À semelhança das outras aldeias avieiras, surge de um processo migratório de pescadores oriundos das suas aldeias do litoral e que se foram fixando nas margens do rio Tejo, trocando a pesca de mar pela pesca de rio, por esta não ser tão arriscada.
No passeio de barco passámos por várias Ilhotas. A das Garças onde habitam predominantemente estas aves. Depois observamos de perto a dos Cavalos onde estes animais andam em liberdade plena.
Foi ainda possível ver a casa onde viveu o Poeta Alves Redol, autor do livro “Os Avieiros” onde em jeito de homenagem, relata a vida das gentes ribeirinhas daquela zona do rio Tejo. Quase no final do passeio passámos pela ilha dos amores, como o nome indica a ideal para namorar…
A seguir visitámos o Museu Escaroupim e o Rio, instalado numa antiga escola primária, que nos mostra a vida difícil dos Avieiros.
Pela tarde e depois de almoço em restaurante local, visitámos a falcoaria real em Salvaterra de Magos.
No final do dia regressámos aos nossos locais de origem, com todos participantes satisfeitos por mais esta jornada de convívio.