Esta rota histórica levou o grupo de Guimarães, cidade berço da nação, até Zamora, onde o Rei Fundador foi armado cavaleiro, no ano em que se assinala o 900.º aniversário da sua investidura. A viagem resultou de uma parceria com a GOA – Associação Grã Ordem Afonsina, entidade dedicada à valorização e divulgação da vida e obra de D. Afonso Henriques.
O itinerário começou em Guimarães, com visita ao Paço dos Duques de Bragança e ao centro histórico, antes de seguir rumo a Miranda do Douro, onde o grupo conheceu o património da cidade raiana e pernoitou em Sendim.
No dia 13, o destino foi Zamora, onde os participantes foram acolhidos na Fundação Rei Afonso Henriques pelo seu presidente, Dr. José Luís Prada. Um dos momentos mais marcantes ocorreu junto à estátua do jovem Afonso Henriques, erigida pela GOA, onde foi recitado o poema de Fernando Pessoa dedicado ao Rei Fundador:
“Pai, foste cavaleiro.
Hoje a vigília é nossa.
Dá-nos o exemplo inteiro
E a tua inteira força!
Dá, contra a hora em que, errada,
Novos infiéis vençam,
A bênção como espada,
A espada como bênção!”
A tarde foi dedicada a uma visita guiada pelo centro histórico de Zamora, incluindo a Catedral, a Igreja de San Andrés e o Museu de San Bernabés, em colaboração com a Hermandad de Santa Cruz.
O último dia, 14 de setembro, foi reservado à visita ao Museo Etnográfico de Castilla y León, considerado um dos mais importantes de Espanha. O grupo teve ainda oportunidade de explorar a feira de velharias da Plaza de Viriato. No regresso, houve paragem em Mirandela para degustar a tradicional posta mirandesa, terminando a jornada já no Porto, com a oferta aos participantes do livro “A Mãe de Sete”, de Angelino Pereira.
O próprio associado resumiu o sentimento coletivo ao escrever:
“Esta excelente experiência pelos caminhos do Rei Fundador é o primeiro passo para uma longa e prolongada viagem no tempo, para vivermos grandes emoções nos lugares por onde Dom Afonso Henriques afirmou a independência de Portugal.”
A AREP congratula-se por proporcionar momentos de convívio, amizade e enriquecimento cultural, reforçando os laços entre os seus associados através da história e do património.